16 de fevereiro de 2020

Suco de uva integral dobra o volume de vendas em 10 anos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as vendas de suco de uva integral no Brasil dobraram no período de uma década. Em 2008, o volume comercializado da bebida era de 123 milhões, enquanto em 2018 o número cresceu para 282 milhões de litros anuais. O Ibravin apontou um aumento de 372% nas vendas.

No último ano, o mercado atingiu seu recorde e as expectativas para 2020 são de que o segmento continue crescendo. Segundo a Ibravin, um dos fatores que torna esse mercado uma tendência é o healthy lifestyle, a busca por produtos saudáveis. Hoje, o consumidor pesquisa melhor antes de efetuar a compra, lê rótulos e composição dos produtos, optando pela qualidade, independente do preço que irá pagar.

Atualmente, as regiões Sul e Sudeste são os estados que mais produzem e consomem a bebida. A produção do suco de uva no Brasil se concentra na Serra Gaúcha, com cerca de 80% da produção, seguido dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco.

A estratégia para movimentar o setor nos próximos anos é expandir o consumo para outras regiões, como o Nordeste, em especial, no Vale do São Francisco. O local tem sido visado no circuito de produção de suco de uva de qualidade. Dessa forma, o setor seguirá crescendo em escala exponencial.

Abaixo, confira o crescimento da produção em consumo em milhões de litros no período de 2008 a 2018:

Suco de uva integral dobra o volume de vendas em 10 anos

Produto: